segunda-feira, 24 de maio de 2010

Gabarito das Questões de Clima_Geografia

Para imprimir este gabarito: AQUI!

1) Os elementos climáticos são aqueles que fazem parte do clima, os seus componentes, enquanto que os fatores são os que irão influenciar nos elementos, e conseqüentemente no clima.
Exemplos – temperatura, pressão atmosférica e umidade; latutide, altitude, relevo, vegetação, continentalidade, correntes marítimas e massas de ar.

2) O tempo designa um momento pontual das condições atmosféricas do clima de um determinado local, ou seja, tem um caráter momentâneo e pode mudar a qualquer momento em uma mudança de tempo. Já clima se refere a sucessões de tempos de um local, através de seus estudos, por pelo menos 30 anos, assim podendo ser definido o clima de um local.

3) A altitude consegue interferir na temperatura através da concentração de ar. Como o ar consegue reter calor, e em locais de maior altitude o ar é rarefeito, nestes locais, a temperatura será menor, comparada com locais de baixa altitude.

4) Continentalidade/maritimidade. Este fenômeno ocorre porque este fator, conhecido pela proximidade com o continente ou com o mar, influencia na quantidade de umidade de um local, alterando também, a sua temperatura. É conhecido que em locais que sofrem o efeito da maritimidade possuem menor amplitude térmica pela capacidade da água em reter calor, com isso, além da presença da água aumentando a umidade, a temperatura será regulada pela água. Em locais rodeados por terra, a temperatura é mais elevada e bastante seca (pouca umidade).

4) A Noruega é conhecida como um país com baixíssimas temperaturas durante todo o ano, por estar localizado na Zona Climática Temperada. Porém, a presença elevada de peixes em sua costa se deve a influência das correntes marítimas que por ali passam. Por ser uma região fria, suas águas também o são, favorecendo a presença de peixes pela grande oferta de matéria orgânica, que serve de alimento para os peixes. E com a passagem da corrente quente do Golfo, ao se atingir o litoral norueguês, e encontrar com águas tão frias, aumentando a oferta de peixes.

6) A formação dos desertos está ligada à ação das correntes marítimas frias no litoral dos desertos. A maior parte dos desertos estão localizados próximos a correntes frias. Isto se deve a influência destas correntes na passagem de massas de ar frio para o continente. O que ocorre é que, as correntes, ao se encontrarem com massas de ar fria e úmida (que poderiam levar as chuvas para as regiões desérticas), causam chuvas nos oceanos e fazem com que essas massas percam sua força e característica até chegarem ao continente. Com isto, as massas que seriam responsáveis pelas chuvas nestes locais desertos são impedidas pelas correntes frias e chegam ao continente já secas, potencializando as regiões de desertos.

7) A região está localizada logo abaixo do Trópico de Capricórnio, o que a coloca na zona temperada, com temperaturas mais amenas que o restante do país, ou seja, sua latitude influencia no clima. Além disso, esta região também sofre influência das massas de ar frias vindas da região polar, o que ocasionada nas temperaturas mais baixas no inverno.

8) A região Amazônica, está localizada numa zona muito próxima a Linha do Equador, o que faz com que sua temperatura seja bastante elevada. O principal efeito da temperatura local, aliado a enorme biodiversidade local (contribui para o clima através da evapotranspiração das plantas) é a incidência de chuvas praticamente diárias na região. Esse processo é cíclico, pois pela sua localização, a Amazônia tem muito calor, possui muitas plantas que irão fazer a evapotranspiração, lançando muita umidade na atmosfera, causando chuvas na região. Estas chuvas contribuem para a renovação da biodiversidade e a biodiversidade contribui para as chuvas.

9) Explique as características e as causas da ocorrência do clima subtropical no Brasil.
As características do clima subtropical no Brasil são: Temperatura média anual baixa, entre 16°C e 20°C; Amplitude térmica relativamente acentuada; Chuvas regularmente distribuídas nas quatro estações; Índices pluviométricos entre 1000 - 1500 mm / anuais; existência desse clima no sul do país está ligada à posição geográfica (região situada abaixo do Trópico de Capricórnio) e à maior penetração da massa de ar Polar Atlântica (mPa).

Professora Caroline Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário