terça-feira, 30 de março de 2010

Geografia_Relevo e seus agentes


Na penúltima aula de Geografia com a professora Caroline (6 de março) foi dada a matéria sobre Relevo: agentes formadores e transformadores. Estes agentes são responsáveis pelas feições do relevo, através da ocorrência de fenômenos naturais, porém com a atuação do homem na natureza, os processos responsáveis pela transformação do relevo estão cada vez mais intensos e devastadores. Abaixo segue o gabarito dos exercícios contidos na folha dada em aula.

Para impressão: Agentes do Relevo

Gabarito


1)De acordo com a teoria das Placas Tectônicas, como o supercontinente Pangea foi separado?
Através da Teoria das Placas Tectônicas, verificou-se que a Terra é formada por, basicamente 3 camadas: núcleo, manto e litosfera. A litosfera, mais superficial, é formada por diversas placas, as chamadas placas tectônicas, que se movimentam horizontalmente, cada uma com a sua direção. Essa movimentação fez com que o Pangea fosse se separando ao longo dos anos até originar os continentes atuais. Vale lembrar que esta movimentação é constante, e por isso, ainda hoje os continentes continuam se movendo.

2)A vegetação é um elemento da natureza que protege o solo e evita a erosão. Explique esta afirmação e dê exemplos de atividades humanas que alteram o relevo.
Através da presença da vegetação, o solo fica mais protegido contra as ações dos agentes externos do relevo, como a chuva, por exemplo. Isto se deve a maior capacidade de infiltração da água em solos com vegetação, evitando o escoamento superficial da chuva, responsável pela erosão dos solos.

3)Cite e explique um exemplo da atuação da água no relevo terrestre.
Algumas atuações da água no relevo:
ação dos rios – pode causar erosão e/ou sedimentação das margens, dependendo da declividade dos rios ;
ação da chuva – causa erosão do solo, enchentes etc., pode dar origem a voçorocas;
ação do gelo – origina vales, ao carregar parte do solo, com a movimentação/derretimento do gelo;
ação dos mares – forma praias, restingas e erosão em áreas litorâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário